Brincando e Diagnosticando
Durante a apresentação musical e um diálogo sobre barcos, que com certeza se prolonga um bocado, já poderemos observar a desenvoltura individual. Então todos faremos um barquinho de papel. Com direito a ajuda, depois de algumas tentativas. Essa ajuda poderá ser daqueles espertinhos que já saibam fazer. E podes crer; serão vários. Essa colaboração é benéfica devido o linguajar bem entendido entre eles. E o resultado dessa atitude será interação e menos tumulto, pois a conversa será produtiva por ser relativa ao trabalho.
No decorrer da atividade permitir que cantem a música tentando fazer a troca pelo nome do colega.
Com certeza ocuparão um bom tempo. Depois peça que cada um pinte o seu barco com a cor favorita. Ao término de todos os barquinhos sugerir que exponham-nos num cantinho previamente preparado por nós. Ex. Duas mesinhas cobertas de azul. Poderá ser com plástico. Ficará linda a exposição e trará um orgulho e tanto!!
Deixar os barquinhos ali até o próximo dia , pois agora terão um sério assunto; discutir o relacionamento aluno/professor/ comunidade escolar ali envolvida, para o bom andamento da aprendizagem. Não esquecendo de sempre frisar que o prédio a todos pertence ,e tudo nele contido deve ser preservado por ser de nossa responsabilidade.
Conversar sobre algumas atitudes que eles acham que não são recomendadas, os porquês, as que devem ser desenvolvidas e suas justificativas, promover um verdadeiro debate. Quanto ao deve ter sempre as suas sugestões, pois serão questionadas também. E é justamente nesse gancho que serão registrados na lousa os acordos firmados. Depois registra-se no papel que será colocado num lugar bem visível da sala para que sempre que alguém quiser burlar um deles, a turma relerá..
Nenhum comentário:
Postar um comentário